
Nossa História
Às 20h do dia 28 de Junho de 1950, o Sr. Antônio Amador reuniu em sua residência os confrades Walter Cosme, Armindo Ramos, Alexandre Alves de Oliveira, Waldomiro Diefenthaeler, Rodolpho Schiffur e as senhoras Nair Amador, Norma Ramos e Nelly Corrêa.
O congregamento das pessoas citadas a convite do sr. Antônio Amador teve por finalidade a fundação de uma Sociedade Espírita, baseada na Doutrina codificada por Allan Kardec, antigo intento do sr. Amador e de conhecimento de todos os presentes.
Por sugestão do sr. Walter Cosme deliberou-se dar o nome de “Sociedade Espírita Irmão Ismael”, com sede na rua Alegrete nº 90, Vila Niterói, Canoas.
A primeira diretoria foi assim formada:
Presidente – Walter Cosme
Vice-presidente – Alexandre Alves de Oliveira
1º Secretário – Rodolpho Schiffur
2º Secretário – Armindo Ramos
1º Tesoureiro – Waldomiro Diefenthaeler
2º Tesoureiro – Antônio Amador
Bibliotecário – Bento Serafim dos Santos
Conselho Fiscal – Norma Ramos, Nelly Corrêa e Euclides Martins
Na inauguração da Casa, o presidente em seu discurso firmou o objetivo e o propósito da instituição ao afirmar que: “A Casa de Irmão Ismael teria suas portas abertas a todo aquele que se encontrasse necessitado, dentro do campo material ou aqueles que pelos desenganos sofridos sentissem a necessidade de empreender novas lutas para o seu aperfeiçoamento espiritual”.
Os Dirigentes Espirituais da Casa de Ismael são: Bezerra de Menezes e Cacique de Barros.
Em 15/12/1950 aconteceu a 1ª Ação de Natal, com distribuição de roupas, doces e brinquedos para 500 crianças, sendo esta ação noticiada em vários jornais de Porto Alegre. Até então, a Casa de Ismael jamais deixou de realizar a festa de Natal e recebe aproximadamente 250 crianças, proporcionando uma tarde de muita diversão e distribuição de presentes doados pela comunidade, empresas, estudantes e colaboradores.
.png)